Lições Aprendidas Com Tony Robbins

] O termo foi cunhado por Pitágoras (570 - 495 a.C). Ao examinar tais perguntas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em alegação racional; por outro lado, diferencia-se bem como das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a procedimentos empíricos em tuas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação racional, a observação conceitual, a dialética, a hermenêutica, a fenomenologia, as experiências de pensamento e outros métodos investigativos a priori. A Filosofia é o saber mais abrangente - na capacidade em que ocupa-se com os grandes assuntos da humanidade.

Advertisement

A partir dela, são fundamentadas e desenvolvidas teorias, metodologias, pesquisas, projetos educacionais, tal como elabora-se, inclusive, a própria fundamentação racional das corporações do conhecimento humano, i.e., as organizações científicas, artísticas, religiosas e culturais. A expressão “filosofia” (do grego) é uma composição de duas frases: philos (φίλος) e sophia (σοφία). Dinâmica De Grupo primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, afeto fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa percepção ou simplesmente saber. A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a formação da frase.

] contudo, sim, um empréstimo tomado da própria língua grega. ] (Heráclito, Pitágoras e Górgias) e pelos historiadores Heródoto e Tucídides. Em Sócrates e Platão, é acentuada a oposição entre σοφία e φιλοσοφία, em que o último termo exprime certa modéstia e direito ceticismo em conexão ao entendimento humano. Pros eruditos o conceito de “filosofia” sofreu, no transcorrer da história, numerosas modificações e restrições em sua abrangência.

Advertisement

As concepções do que possa ser a filosofia e quais são os seus objetos de estudo bem como se alteram conforme a faculdade ou movimento filosófico. Essa diversidade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna aproximadamente improvável fazer uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em algumas palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.

O sociólogo e filósofo alemão Georg Simmel ressaltou este ponto ao contar que um dos primeiros problemas da filosofia é o de investigar e estabelecer a sua própria meio ambiente. Talvez a filosofia seja a única obediência que se retorne pra si mesma assim sendo. O instrumento da física não é, claramente, a própria ciência da física, entretanto os fenômenos ópticos e elétricos, além de outros mais.

Advertisement

A filologia ocupa-se de registros textuais antigos e da prosperidade das línguas, no entanto não se ocupa de si mesma. A filosofia, contudo, move-se por esse entusiasmado círculo: ela institui os pressupostos de seu método de raciocinar e os seus propósitos por intermédio de seus próprios métodos de ponderar e propósitos. Platão e Aristóteles concordam em caracterizar a filosofia como uma atividade racional estimulada pelo assombro ou estima.

No entanto, para Platão, o assombro é provocado na instabilidade e contradições dos seres que percebemos pelos sentidos. A filosofia, no quadro platônico, seria a tentativa de passar este mundo de coisas efêmeras e mutáveis e apreender racionalmente a realidade última, composta por maneiras eternas e imutáveis que, segundo Platão, só são capazes de ser captadas pela razão.

Advertisement

Pra Aristóteles, ao contrário, não há separação entre, de um lado, um mundo apreendido pelos sentidos e, de outro lado, um mundo exclusivamente captado na justificativa. Nove Simpatias Para Parelhar Emprego Urgente Ligeiro seria uma investigação das causas e princípios fundamentais de uma única e mesma realidade. COMO CONSEGUIR UM BOM EMPREGO NO ESTRANGEIRO definições de filosofia elaboradas após Platão e Aristóteles separaram a filosofia em duas partes: uma filosofia teórica e uma filosofia prática. Como reflexo da pesquisa por salvação ou redenção pessoal, a filosofia prática foi gradativamente se tornando um sucedâneo da fé religiosa e acabou por obter precedência em ligação à quota teórica da filosofia.

A filosofia passa a ser concebida como uma arte de viver, que forneceria aos homens regras e prescrições a respeito de como agir e como se portar diante das incoerências do universo. As definições de filosofia formuladas pela Antiguidade persistiram na época de disseminação e consolidação do cristianismo, porém isto não impediu que as concepções cristãs exercessem intervenção e moldassem outras maneiras de se assimilar a filosofia.

Share This Story

Get our newsletter