A Correspondência De Fradique Mendes

Será que você é piriguete? Perigosa ou a perigo? O que exatamente os homens - e muitas vezes as próprias mulheres - querem narrar no momento em que chamam uma pessoa assim sendo? “Aquela garota é a superior piriguete”, diz um cara na balada, apontando pra uma “vadia”. “Hoje você está meio piriguete, não é?

Advertisement

”, comenta um colega (homem) após você afirmar que está a encerramento de paquerar. De cima de um trio elétrico em Salvador, a musa Ivete Sangalo grita: “Hoje eu sou a Piriguete Sangalo! Piriguete, desse jeito mesmo, com i, é o adjetivo da moda para falar de mulheres. O termo surgiu na Bahia e vem de perigosa.

“A piriguete é a nova piranha”, explica a psicanalista Diana Corso, da Associação Psicanalítica de Porto Bem-humorado e colunista do jornal Zero Hora. Vale lembrar que agora fomos (e ainda somos) chamadas de galinhas, vadias, vacas, tchutchucas, biscates, barangas, piranhas, preguiçosas. E também que agora usamos esses xingamentos para tratar de numerosas garotas que não vamos com a cara.

Advertisement

DivulgaçãoParece que inventar nomes para rotular mulheres é normal. Bem, vocês neste momento ouviram uma pessoa dizer que um barango está piriguete? Quem pega todas, como se conhece, é comedor. E homem feio é charmoso, como comprovamos na reportagem “Você é horrorosa? Todavia se Ivete Sangalo, de cima do teu pedestal, argumentou que estava piriguete, bem, isto não deve ser tão péssimo sendo assim. Ou não. Acesse Quem é Quem Pela Novela Global Belíssima consumada na Tpm, a maioria das leitoras declarou que ser chamada de piriguete seria “a morte”. Primeira conclusão: chamar uma pessoa de piriguete é descomplicado. Se autodenominar piriguete, idem.

Já, ser chamada de piriguete soa como hostilidade, das grandes. No meio da polêmica (e com pânico de ser agredido por “feministas loucas”) está o rapper carioca Alexandre Materna, de 20 anos, o MC Papo, autor do rap “Piriguete”. Como Fazer Um Homem Correr Atrás De Você Loucamente Apaixonado , “piri, piri, piriguete”. Funkeiro desde os 6 anos, o pirralho viu a fama bater na sua porta depois de compor essa música. “A piriguete de quem eu falo não é uma mulher que quer ficar com todos os caras, e sim a que quer apanhar aquele cara que tem grana. Ela quer é se dar bem.” Ele continua: “A piriguete é uma junção de todas as marias, é uma mistura de maria gasolina com maria chuteira, todas essas”.

Advertisement

O MC fez a música após ouvir amigos de faculdade usarem sem parar a expressão depois de passarem umas férias pela Bahia. A piriguete, ele deixa bem claro na música, é uma mulher perigosa, com quem os homens necessitam tomar cuidado. A piriguete do rap é uma bandida (literalmente). Bem, depois de ouvir a descrição dele, fica claro por que as leitoras da Tpm encontram que ser chamada de piriguete é a morte. Quem ama ser chamada de interesseira descarada?

  • Hora do Faro
  • Os 10 Melhores Momentos De Friends onde ela tirou a evento
  • Abril 20146
  • 1 noventa e quatro “Sr. Monk Compra uma Moradia” 18 de julho, 2008
  • Morou em mais de três países
  • Entretanto afirmo, me arrependo amargamente

Pra completar, o filósofo Mario Sergio Cortella lembra da primeira vez que ouviu essa sentença: “Foi pra discutir de prostitutas em Salvador”. A insatisfação feminina com a expressão faz com que o MC Papo conte que de vez em no momento em que é “atacado por imensas feministas loucas”. “Elas mandam e-mail citando que eu sou machista e que a música é um CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MEU AMIGUINHO . Entretanto estou comentando de um tipo de mulher.

Advertisement

Não estou postando que toda mulher é piriguete”, defende-se. Tudo bem. Porém quer dizer que não existe homem que só quer se ceder bem e ser sustentado por mulher? “Ah, tem, acho que seria um gigolô”, diz o MC. A psicanalista Diana Corso, que, do mesmo modo a gente, não é uma feminista louca, acha que ser chamada de piriguete é mais ofensivo do que ser chamada de puta. “Ser chamada de puta e galinha não é mais tão mau. Inclusive já que reconhecemos as prostitutas como classe.

Ser chamada de piriguete é pior. Essas crianças são consideradas uma ameaça por causa de rompem com a aliança que se maneira com outras mulheres. A amizade feminina é uma coisa muito robusto e cheia de regras. Uma amiga, por exemplo, não fica com o namorado da outra. A piriguete fica, e dessa maneira é considerada tão perigosa e traidora”, diz Diana.

Share This Story

Get our newsletter