This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Cabelo Branco Mais Branco

Maquiagem Pra Pele Negra: Olhe Truques E Sugestões Para Não Errar No Tom Da Base

Na semana passada, descobri que sou feminista, por fim. Até em vista disso, eu acreditava que as mulheres que ocupam cargos executivos ou praticam profissões liberais são um grupo privilegiado, que você deve deixar de reclamar. Mas nesta hora reconsiderei as coisas, ao menos ligeiramente. O que provocou essa alteração não foram provas científicas e tampouco experiências pessoais, entretanto algo de completamente raso: um comercial de 62 segundos do xampu Pantene. O novo comercial tem por assunto um escritório moderno no qual vemos homens e mulheres fazendo as mesmas coisas, entretanto com rótulos diferentes identificando cada pessoa. O homem é o “chefe”, a mulher é “mandona”. O homem que trabalha até tarde é “dedicado”; a mulher que faz o mesmo é “egoísta”.

Advertisement

Pela definição escrita, a ideia parece tosca. No entanto ao acompanhar o comercial -o que você deveria fazer, caso ainda não tenha assistido- você termina cantando “Mad World” próximo com a trilha sonora, e pensando que, sim, continuam a haver dois pesos e duas medidas. E, sim, isso continua a importar. O comercial foi produzido pras Filipinas, e poderia ter sido veiculado só lá caso não tivesse atraído a atenção de Sheryl Sandberg, vice-presidente de operações do Facebook, que ponderou que ele constituía um exemplo excelente de “faça suceder”. Clioquinol E Hidrocortisona (Tópica) , o vídeo obteve circulação viral, e não me canso de assisti-lo, e de forçar meus colegas homens a fazer o mesmo.

Todavia ao vê-lo pela quinta vez, comecei a deixar de adorar em tão alto grau do O Que é, Como Funciona, Qual o preço, Antes E Depois! . É feminista -o que é agradável-, mas bem como é “cabelista”, o que não é tão agradável. Seria possível argumentar que, já que o comercial promove xampu, não daria certo afirmar pessoas com raízes de cor contrário aparecendo, ou com franjas espetadas. Mas depois pensei: se a Dove usou mulheres pouco mais velhas e pouco mais corpulentas na sua campanha “Real Beauty”, por que a Pantene não poderia ter usado mulheres com cabelos reais, ou seja, problemáticos, em seu filme?

Advertisement

E foi desta maneira que pensei nas mulheres de negócios mais bem sucedidas do planeta. Nenhuma delas tem cabelos problemáticos, ou, se um dia os tiveram, encontraram solução pra o problema. Um exemplo é a mais recente superestrela entre as mulheres executivas: Mary Barra, 51, engenheira de Detroit que pela semana passada foi anunciada como a primeira mulher a assumir a presidência executiva de uma montadora de veículos. Nas fotos, o cabelo de Barra é comprido, lustroso, em um corte elegante pela altura dos ombros. O mundo inteiro comentou sobre a inteligência da nova líder da General Motors, e admirou sua deliciosa franqueza ao testemunhar que “chega de automóveis horrorosos”.

Porém até prontamente ninguém elogiou teu cabelo. Isso talvez se deva ao evento de que, no teu grupo, ter cabelo encantador não é tão incomum. Uma auditoria capilar entre as principais executivas dos Estados unidos oferece os seguintes resultados: Sheryl Sandberg, cabelo belo. Angela Ahrendts, cachos com luzes, sensacionais, em um penteado apurado. Marissa Meyer: perfeitas madeixas loiras.

Advertisement
  • TOP 7 Dicas Pra VOCÊ Permanecer Elegante Pela PRAIA 16.12.2015
  • Receitas caseiras pra eliminar olheiras
  • 11 - Bondade: “No momento em que sorri”, Valéria Simões, 5 anos
  • Kim Kardashian
  • Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê? | Acorda, Maravilhosa! alegou
Advertisement

Só Indra Nooyi e Irene Rosenfeld resolveram por cortes curtos e práticos, e mesmo elas têm penteados perfeitos. As madeixas reluzentes de Barra são capazes de ter escapado a comentários porque as pessoas imaginam que mencioná-las seria sexismo. Porém o cabelo é uma pergunta feminista e deveria ser comentado como uma primordial diferença entre homens e mulheres. O tempo de que uma mulher tem que no secador a cada dia é um desperdício de minutos preciosos e a coloca em desvantagem com ligação aos seus amigos homens, vários dos quais nem sequer tem cabelo.

Dan Akerson, o predecessor de Barra, tem uma calva muito conveniente, cuja secagem deve requerer só um segundo e uma toalha. 2,5 1 mil por hora (presumindo que ele trabalhe 300 dias por ano e 14 horas por dia). 250 mil ao ano, presumindo que a pessoa precise de duzentos sessões de secador.

Advertisement

E isto não acrescenta os preços salgadíssimos dos cabeleireiros. No entanto os acionistas não precisam temer: o cabelo lindo vale cada centavo. Outro dia fiz um discurso em um jantar de gala, em uma cerimônia de premiação, e a conselho de uma amigo primeiro passei por uma sessão no cabeleireiro. É algo que nunca havia me ocorrido, pelo motivo de fui construída para pensar que coisas como essa são tolas e frívolas. Se você aparece com cara de espantalho, que seja.

Sendo assim fui ao cabeleireiro pra uma operação que consumiu 45 minutos e custou quarenta libras. Depois da aplicação de um volume inusitado de “produtos”, e de vários puxões, lá estava eu com um penteado todo armado. Bingo. Produtos Interessantes Pras Estreantes -me invencível. Por uma noite, fui Margaret Thatcher. Ninguém precisa de um life coach ou de roupas formadas pra impressionar: a melhor injeção de confiança, direto na veia, é uma sessão no secador. A L’Oréal, superior rival da Pantene, encorajou uma formação de mulheres a adquirir seus projetos de belezas ensinando-as a manifestar: “Em razão de eu valho muito”. Se a Pantene neste instante quer publicar seus produtos pra mulheres que trabalham, deveria assinar os anúncios com “por causa de é um fantástico investimento”.

Share This Story

Get our newsletter